LATICÍNIO

O leite de búfalas possui características especiais e é a matéria prima ideal para a elaboração de diversos tipos de queijo, em particular, a tradicional mozzarella de búfala, um tipo de queijo fresco, de massa filada, originário da Itália, no século XVI, produzida exclusivamente com leite de búfalas, o que lhe confere sabor, aroma e textura inigualáveis. É moldado em diversos formatos tais como: bolas, nozinhos, tranças ou barras, sendo embaladas em soro ou não, e consumidas como entrada, aperitivo ou componentes na elaboração de diversos pratos.

A mussarela ou muçarela (como o dicionário recomenda a grafia) de leite de vaca é amarela, muito popular e utilizada para fazer pratos que precisam de bastante queijo derretido – e resulta em receitas bem gordurosas. Mas você sabia que a verdadeira mozzarella não pode levar um pingo de leite de vaca? A mozzarella italiana, que emprestou o nome – só o nome – para a nossa muçarela de vaca, só pode ser feita com leite de búfala e há um controle rigoroso do governo da Itália para que nenhum laticínio acrescente leite de vaca ao produto naquele país. No Brasil, a ABCB criou o Selo de Pureza 100% Búfalo para identificar a mozzarella de búfala verdadeira e proteger o consumidor, pois o produto é alvo constante de falsificadores. A mozzarella de búfala, além de ter menos colesterol que a muçarela de vaca, já vem com Vitamina A pronta para o organismo consumir. A Mozzarella de Búfala é branquinha, pois o leite da búfala não possui betacaroteno, um precursor da vitamina A, que dá coloração amarelada ao queijo de vaca. O leite da búfala é branquinho porque possui a Vitamina A pura, ou seja, já disponível para o organismo absorvê-la mais rápido. Além disso, o queijo apresenta melhores índices nutritivos de proteínas, vitamina A, D e B2 e minerais quando comparado aos queijos de vaca. Confira:

Além disso, há outras curiosidades sobre o leite e a mozzarella de búfala:

  • Atualmente cerca de 7% de todo o leite consumido no mundo é de búfalas.
  • Na Índia, segundo país mais populoso do mundo, com apenas 30% da população de bovídeos, os búfalos produzem 70% de todo o leite consumido.
  • Após o acidente nuclear em Chernobil, na antiga União Soviética, o leite de búfala foi o alimento que mais rapidamente eliminou os resíduos de radioatividade, a ponto de ser considerado alimento estratégico para o caso de catástrofes.
COMPONENTES DO LEITE BÚFALO BOVINO
PROTEÍNAS 4,00% 3,50%
LIPÍDIOS 8,00% 3,50%
Lactose 4,90% 4,70%
ÁGUA 82,00% 87,80%
Colesterol Total 214mg% 319mg%

Clique no link abaixo para ver 52 receitas com mussarela de búfala:

Receitas de mussarela de búfala